distanciamento controlado

AMCentro pede reclassificação da bandeira vermelha para região de Santa Maria

18.379

CORREÇÃO: a matéria afirmava que a prefeitura de Santa Maria não iria apoiar o recurso da AMCentro. Porém, o órgão afirmou, em nota, que os recursos serão feitos de forma coletiva pela associação e que o recurso teve apoio do município. A informação foi corrigida às 17h45min de 16 de fevereiro

Classificada pela sexta semana seguida em bandeira vermelha, Santa Maria não deve recorrer da decisão do Governo do Estado e, com isso, permanecerá na categoria até a próxima sexta-feira. A informação foi confirmada pela prefeitura na noite deste sábado. No entanto, a Associação dos Municípios da Região Centro (AMCentro) irá enviar um pedido de reconsideração. O mapa definitivo é divulgado na segunda-feira.

Em novo boletim, Rio Grande do sul registra mais 55 mortes por Covid-19

Em contato com a reportagem do Diário ainda na sexta-feira, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Santa Maria, Ewerton Falk havia confirmado que o recurso seria encaminhado somente pela AMCentro. 

- Nós tínhamos a expectativa de estar em vermelha, mas tem espaço para recurso. A entidade já está preparada. A velocidade de contaminação diminui, de óbitos também, e sempre, prestando atenção àqueles pacientes que não são da região - disse Falk.

Além da AMCentro, outras duas associações de municípios enviaram recurso ao governo do Estado. Não são informadas de quais regiões elas são, mas todos os pedidos são para classificação de bandeira laranja.

O mapa preliminar do modelo de Distanciamento Controlado do governo estadual foi divulgado, nesta sexta-feira, com cinco regiões em bandeira laranja e 16 em vermelha. Santa Maria teve, mais uma vez a classificação de risco alto no contágio do coronavírus, e continua pela sexta semana consecutiva na bandeira vermelha. Até domingo, prefeituras e associações de municípios podem enviar recurso de reclassificação. 

NOTA NA ÍNTEGRA
A Prefeitura de Santa Maria esclarece que, na última reunião da AM Centro, ficou definido que todas as decisões e movimentos passariam a ser coletivos, considerando que a realidade afeta toda a região. Assim, o Executivo Municipal recebeu com surpresa a notícia publicada pelo Diário de que, "mesmo sem apoio da Prefeitura de Santa Maria", a AM Centro recorreu da bandeira vermelha no modelo de Distanciamento Controlado do governo do Estado, em classificação provisória na última sexta-feira (12), o que não procede, visto que o recurso teve apoio do município de Santa Maria.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Em uma semana, Santa Maria registra quase mil novos casos de coronavírus

Em novo boletim, Rio Grande do sul registra mais 55 mortes por Covid-19 Próximo

Em novo boletim, Rio Grande do sul registra mais 55 mortes por Covid-19

Saúde